O post de hoje relata as dificuldades de uma das tarefas que considero essenciais na mobilidade e tema principal deste blog: a comunicação sem fios.
Adquiri recentemente um SonyEricsson K700i, telemóvel equipado com BlueTooth, tecnologia 2.5G e ecrã de grande resolução, enfim, um bom companheiro (em teoria) para um PDA.
Todavia, apesar da aparente compatibilidade entre o Palm e o K700i (este último aparece na lista de compatibilidade BT do E2), a ligação à Internet era impossível, pelo menos com as configurações do Palm naquele momento.
Mas vamos por partes: antes utilizava um Nokia 6610i ligado via infravermelhos para aceder à Internet. Com este sistema conseguia “navegar”, falar no Messenger e consultar o email via VersaMail (gmail). Ao alterar para o K700i, mantendo as definições da Network e apenas alterando o meio de acesso (BT via K700i, invés de IrDA pelo 6610i), apesar da ligação bem sucedida, não conseguia aceder a nenhum conteúdo.
Instalei o Mobile High Speed e consegui acesso à Internet e Messenger, mas não no email (gmail com SSL). Esta solução não me convenceu, se antes o acesso era a 100%, porque razão deixei de ter acesso ao email?
Em conversa com o meu operador (TMN) informaram-me que o acesso ao email (POP3) era garantido apenas nos servidores do grupo PT, ou seja, Sapo, Netcabo, Telepac e PT Prime. Ora, uma grande falta de consideração pelos clientes da TMN, já que o acesso via POP3 destes servidores é gratuito apenas para clientes dos ISP’s da PT, o que não é o meu caso. Todavia, mesmo que fosse, o interesse era aceder ao Gmail e não a nenhum outro. Esta questão intrigou-me, pois conseguia (e consigo se ligar) aceder sem problemas via 6610i.
Fui à loja do operador onde expus o meu caso e as dificuldades inerentes. Após cuidada verificação do telefone pelo técnico, chegou-se à conclusão que as definições do gprs estavam correctas, pelo que o problema deveria estar no Palm e não no telefone/operador.
Não fiquei convencido com a conclusão e voltei à loja no dia seguinte com o meu telefone antigo e mostrei que a ligação só não era possível, como também o acesso ao email fazia-se sem problemas e não apenas aos quatro servidores POP3 oficiais. O técnico ficou surpreendido e testou a ligação com vários terminais, todos eles com as mesmas configurações: Nokia 6610i (com sucesso), Nokia 3650 (falha), K700i (falha), Motorola V360 (falha) e Siemens S65 (falha). Todas estas ligações foram efectuadas com o Mobile High Speed de forma a utilizar sempre as definições correctas no Palm. Cuidado com o termo falha: refiro-me APENAS ao acesso ao POP3 do Gmail, todas as outras aplicações (Internet e Messenger) funcionavam sem problemas.
Resumindo: o acesso POP3 é garantido para aquela lista de servidores referida acima, mas o acesso a servidores de terceiros depende de terminal! Curiosamente, o meu Nokia 6610i foi o único que permitia o acesso ao gmail.
Para terminar a questão, não gosto de utilizar o Mobile High Speed. Sinto que não tenho controlo sobre as variáveis da ligação, além de ter de pagar para ter acesso a definições que, a meu ver, deveriam estar disponível a partir do Operador.
Assim sendo, ficam as definições a colocar no Palm para aceder à Internet (TMN) através do K700i:
Nome: TMN GPRS (pode ser qualquer coisa)
Login: tmn
Password: tmnnet
Connection: Telemóvel devidamente configurado no menu de BT do Palm, aparece depois a referência
Phone: *99***3#
As restantes definições são as normais: nenhum scritp, DNS e IP automáticos, ligação PPP e tempo de espera de 1 min.
Último update: FUNCIONA!!!!!!!!!
Raios com os gajos da TMN, não fiquei satisfeito com a conversa que difere de telefone para telefone, eles são apenas modems! Não é suposto cortarem nada!
Apaguei todos os perfis de internet do K700i, inclusive os de MMS, GPRS, etc inclusive os novos que colocaram lá na TMN. Fui ao site da SonyEricsson e transferi as configurações que lá estavam (via OTA).
Foi imediato: o VersaMail abriu o Gmail, transferiu as novas mensagens e enviou outras tantas que tinha escrito. Finito. Afinal funciona e nem tive de mudar nenhum parâmetro nas configurações do versamail.
Conclusão: não se fiem no empregado da TMN, muito menos no "serviço técnico especializado"!
![]() |
|